https://www.blogger.com/blog/posts/918438730469196907?hl=pt-BR
Poesias, assim como crianças são dádivas de Deus.
A alquimia da vida presentes em meus atos.
"Deus tudo perdoa, o homem pode até perdoar. Mas, a mãe Natureza, jamais perdoará o que fizermos."
Textos

Bom dia, paz e bem. Última segunda do ano, segunda que o povo diz, dia da preguiça, mas me questiono, se no domingo descansamos, segunda deveríamos está com grande disposição para a semana de trabalho, apesar que conheço gente que trabalha de domingo a domingo, a dona de casa, essa não tem remuneração, não tem plano de saúde, não tem descanso, tenta se deitar após todos terem chegado bem em casa, levanta-se para fazer o café ☕, para os demais, poderem tomar antes de irem trabalhar, fazem n tarefas enquanto a água aquece. Até mesmo uma prece de pedido ou gratidão a Deus, embora saiba que apesar do cansaço, tem muito mais que agradecer do que a pedir.
Enfim, tem gente que ainda reclama, quando a dona de casa, vê as horas passarem, aliás os minutos passarem, e quem deveria já ter levantado, ainda dorme, daí ela chama, e a pessoa ainda reclama. Mas, a hora passa o patrão, mesmo sendo autônomo não perdoa, se a pessoa se comprometeu.
Mas, vejo que a politicagem se esqueceu dessa profissional, que faz café ☕, acorda os demais, prepara o almoço para os filhos e o marido levar, tenta economizar de todas maneiras, e além de tudo, tenta não desperdiçar os alimentos, procura cuidar da roupa, da casa, do quintal, dos pets,das plantas... É a vida de mãe. Mas, não se tem um salário mínimo para isso, e os salários dos políticos só sobem, sendo que eles estão lá a nosso serviço. Mas, a vida é assim. A mulher, desvalorizada em tantos sentidos, mas quem liga?
Sem contar, que muitas vezes a dona de casa, em especial das periferias nem dormem bem, devido o som e aglomeração das pessoas que fazem com que os ouvidos fiquem a doer, devido o som alto, a aglomeração e a questão da promiscuidade de jovens que fazem sexo com um com outro, no meio da multidão, sem preservação, sem contar o lixo, que muitas vezes, podem ser reciclados, como copinhos de plásticos, garrafas de vidro, latinhas, tudo jogado na porta, até mesmo da mãe de um desses, e diz alguns que isso é cultura. Cultura com apologia às drogas, sexo, e armas?! 
Meu Deus.
A dona de casa sofre.
E, ainda esses tiram a liberdade de irem e virem da população, sem que ainda estamos em tempo de perdão, mas de coração 💓, gostaria que um ou mais envolvidos num desses bailes funks, anti cultura, pois não é merda de cultura alguma,as letras das músicas fazem com que as mulheres sejam escravas do sexo, e muitas gostam, isso, meus pais e os mais velhos diriam que é p... ria. Entenderam? Mas, é isso.
E, na segunda feira, o dia rende para dona de casa, que têm muito a fazer, e o cansaço, chega. Ninguém diz um obrigado, ou dá um abraço com verdade.
Segunda um dia de trabalho para muitos, mas a dona de casa, mãe, está sempre ali, pronta para despertar, e quando essa fica doente, muitos só se preocupam, quem vai cozinhar para mim? E, não na saúde da dona de casa, da mãe.
Além, de tudo muitas mães, têm jornada tripla, e fazem suas vidas. 
E, enquanto o mundo fica conectado a uma tela, a dona de casa, conectada a louça, a roupa, a varrer o chá, no preparo do alimento no fogão, e na panela. 
Tudo isso, fez com que hoje, última segunda do ano, com a tv ligada, no Primeiro Impacto, ouvi a reportagem dos bailes funks que nem mesmo as pessoas das comunidades estão a aguentar mais, o pior marcam pelas redes sociais, é por que não pegam uma vassoura para varrerem a casa para a própria Mãe, ou arrumam seus quartos, ou outra coisa?  Nao estão num meio de drogas, para se tornarem zumbis.
Enfim, parabéns as donas de casa, as mães aposentadas, as pessoas, que tem duplas jornadas.
Que 2025, seja um ano abençoado, e melhor, que tenha também pelos políticos um ano bem remunerado, que o dinheiro, não seja usado em sapatos ou móveis caros para a primeira dama, mas seja dividido em igualdade para n donas de casa, do nosso Brasil.
Muita luz a todos, que vem em 2025, novas segundas feiras, com carinho e mais valorizadas.
Deus te abençoe.
Teka Mendes Castro 
Mãe, professora aposentada da Disciplina de Química, escritora, conselheira gestora da UBS Vila Missionária, casada, mãe de 6 pets variados, mãe de plantas.
SP 30 12 2024
8h 42min
Muita luz, saúde e paz 🕊️, seja feliz. Procure algo Deus em primeiro lugar.

 

Ofereço aos meus filhos, amigos, colegas da literatura, aos formados em Química, aos leitores.

Essa poesia foi escrita no whatsapp, no meu grupo de amigos.

E, agora transcrita para esse lindo recanto.

Boas festas.

 

 

Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 30/12/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
e mail: alegabema@gmail.com