Vamos falar sobre a Disciplina de Química?
Química - Ciência da matéria e suas transformações. Matéria, eu, você, o ar, a água, as matas, o cafezinho, a caneta, o caderno, o plutônio, o urânio, o mercúrio, o cianeto. Pois, ocupamos espaço (volume - medidos por m³, L, ...) e temos massa (medidos em mg, g, kg, ton...) e assim somos formados por átomos, ditos pelos filósofos Leucipo e Demócrito há 450 anos antes de CRISTO. Depois de 1800 anos do nascimento do Filho de Deus, um cientista que não distinguia cores, deixou que o átomo, era maciço, indivisível, como bola de bilhar, e constituam novos agrupamentos dentro de uma reação química. Assim, foi constituído o primeiro modelo atômico. Sobre a questão visão de Dalton, deram o nome de DALTONISMO, onde pessoas não conseguem distinguirem cores verdes ou vermelhos, isso ficaria difícil no trânsito de São Paulo, não é mesmo?
Depois, vieram Thompson em 1897, com partículas subatômicas, uma bola positiva e incrustados e estariam os elétrons, de maneira negativa, sugerindo um pudim de passas, para seu modelo atômico.
Logo em seguida no século XX, Rutherford-Böhr, detectaram partículas e espaços vazios, que para os gregos e Dalton, eram maciços.
Descobriu-se através de um experimento de radioatividade de Rutherford, que os átomos eram constituídos de mais espaços vazios do que preenchidos. E, em 1932, James Chadwinck, descobriu os nêutrons.
Então, depois de anos, verificou-se que nós matéria, somos formados por átomos, na verdade por mais de cem partículas subatômicas que formam as células, e digo, como filha de um Criador, que somos aglomerados de energia, formando essa matéria em que vemos todos os dias.
Os átomos formam células, diga-se, o DNA, constituído por Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio, formando cadeias imensas e nos caracterizando a Semelhança de outros Seres Vivos.
Somos quimicamente ligados a Natureza, e se a matamos, estamos nos suicidando também. Se você mata uma árvore, tenha certeza a falta dela na reação da Fotossíntese te matará também.
Além dos átomos, partículas, modelos atômicos, vemos vários fenômenos, como a queima de matéria, ou o corte dela. Amassamos uma lata de refrigerante, ou então cozinhamos batatas, e verificamos os fenômenos físicos que não desestruturam a matéria, e os químicos que modificam a matéria, a queima, o certo, a combustão de um material, não o tornará a ser mais como antes, digamos a combustão do papel, será transformado em cinzas.
Também conhecido o fenômeno químico por Reações Químicas, mudanças de cores, explosões lentas ou violentas, e assim vai.
Além disso, temos Leis na Química, como para nós humanos nada é criado ou perdido, como disse Lavosier, temos as Leis da Conservação de Massas e estas levam aos cálculos rígidos da Matemática, da Álgebra que estão interligadas, e devemos aceitar. Lembrando que somos feitos por átomos de Carbono, onde no início do século diziam que tínhamos a Química Orgânica com milhões de substâncias, a começar pela Uréia, vimos que ela foi sintetizada (produzida) em laboratório em 1828, por Wöhler, e aí, temos hoje não mais a Química Orgânica, mas a Química do CARBONO, é claro que tudo é didaticamente desmembrado, mas a Química é uma Ciência linda da qual posso dizer que está desde os primórdios de nosso viver, desde o início do mundo, na Criação Divina.
Aqui é apenas um pequeno relato, que de fato, para um aprendiz, no caso uma aprendiz de Química, com grandes mestres como Leiko, Margarida, Lídia, Rangel, Yvone M Esperidião, Carlos Carmello O Pudles, e outros, simboliza na própria escrita, numa alquimia completa, a busca da Verdade, e oferece este texto aos amigos da Disciplina linda escolhida. Ao Papa Francisco que é também Químico, a Vida, pois Química é mais que uma Ciência em minha História é a Filosofia de Merlim, Da Vinci, e de outros, que fizeram suas buscas e transformações ao longo dos anos nos elixires da existência. E, hoje no século XXI, início da década dos vinte, exponho em minha doce inocência aos 53 anos de vida.
Amo Química, a Sustentabilidade, na verdade a Química Ambiental, onde todos nós somos aglomerados do Criador afinal.
Manuscrita em 27 de setembro de 2020.
Ofereço a todos citados nesse texto, a Fábio Souza, e tantos outros químicos que conheci ao longo de minha vida.
Aos meus filhos e ex alunos.