Vanusa
Artista consagrada na Jovem Guarda,
Hoje mobilizada pela doença,
Pois todos nós um dia envelhecemos,
E, só Deus, para dizer o que passamos.
Talvez nas "Mudanças" de "Manhãs de Setembro", onde lembro de minha infância, onde tenho "Sonhos de Um Palhaço", onde traço minhas " Paralelas " para as poesias da minha geometria em forma de poesia.
Condenar por errar o Hino Nacional, não podemos não!
Afinal, a coragem de uma mulher com voz potente, com alegria, hoje passa até desapercebida por uma juventude que julga o imediato, não a vida de fato.
Hoje numdomingo, de setembro, relembro Vanusa, relembro Belchior, relembro jovem guarda, relembro a infância com cantores e cantoras, que viram a revolução, que souberam dizer não a ditadura, na loucura de pessoas politizadas, não de aparências ou corruptas por dinheiro, que é passageiro.
Hoje, peço a Deus, não só por Vanusa, mas por grandes artistas que deram suas vidas ao País, que fizeram mudanças, como "Andanças" de Beth Carvalho, como os "Caracóis de seus Cabelos",de Caetano,
E, expressar no meu meio século, que a vida pode mudar, como diz Vanusa em sua interpretação: MUDANÇAS.
Basta, darmos um basta as dores, aos dissabores e lutar.
Ninguém sabe como na velhice irá chegar, uns artistas levam aos funerais riquezas adquiridas, outros levam fãs por toda uma vida, sei que Vanusa sobrevive nas lembranças que ouvia, hoje a transformo num domingo de chuvinha fina, em uma poesia, agradecendo as suas filhas, lembrando de Antônio Marcos, de Rafael Vanucci, de família, que mudou sonhos, e poemitizou desafios. Enquanto muitos lutam por hospitais particulares, Rafael, filho de Vanusa agradece ao hospital público onde está sua mãe.
E, quantos de nósestaremos lá ocupando leitos em públicos hospitais, pois os particulares são gananciosos, e vivem não da cura, mas do desejo do dinheiro, do financeiro que parece ocupar as mentes dos médicos e tirar os juramentos realizados em suas formaturas.
Valeu Vanusa por tudo que fez ao Mundo.
Poema manuscrito essa manhã do dia 20/09/2020, sendo que daqui alguns dias estaremos na Primavera, aqui no hemisfério Sul.
E, hoje comecei a ouvir e escrevi sobre Vanusa.
Deus a abençoe e proteja, assim como outros tantos artistas esquecidos pelo mundo.
Paz, bem, luz, e saúde também.
Teka Castro, escritora e fã.