Ação da Natureza
Observamos no mundo em alguns lugares mais outros menos, a frequência de enchentes (observação: enchentes que atualmente é mais intensificada pela ação humana, especialmente aqui em São Paulo, no Brasil).
Sei que a questão de moradias depende da ação pública de nossos governantes, mas a questão de Educação, de não jogar nem sequer um papel de bala no chão, nas ruas, ou em qualquer ambiente, é uma questão fundamental nossa de educação familiar, de educação ambiental.
Depois, com a falta de escoamento, de terra e de desvios dos leitos dos rios e assoreamento dos mesmos, e dos córregos, queremos o que?
Vemos que nas grandes cidades já não possuem terras, para que às águas pluviais não mais são absorvidas, e com isso acabam causando enchentes, que sempre digo, não é culpa de Deus, ou apenas do prefeito, do poder público, sim eles têm suas responsabilidades, mas e daí, e a nossa, de não jogarmos lixo nas ruas, ou em qualquer lugar onde está?
Somos sim todos, culpados das enchentes, já vi moradores que moram na beira de córregos e que jogam seus lixos nos mesmos, ontem mesmo, saindo do IAMSPE, vi um monte de fumante "sem educação" por mais que sejam estudados, jogarem suas bitucas nas raízes das árvores, na calçada, fora o fedor, dessa droga lícita, que acaba com qualquer um que não é usuário disso.
Também observo na escola onde trabalho, após o intervalo, seja qual, for o período, o deixar pratos até nas privadas dos banheiros, foram os salgadinhos que compram na cantina, a embalagem é jogada no chão, e não no lixo, e nas salas de aula então, meu Deus, o povinho sem educação. Não vou longe, até mesmo, em sala de professores, deixam copinhos de café em qualquer lugar. Isso é de doer muito mais em minh'alma que a própria dor que estou das duas hérnias de disco e da fibromialgia.
Mas, em uma situação geral, estamos vivenciando o carnaval, vejo fantasias que dizem: estou representando a flora e a fauna, porém, acabam muitos, a maioria dos carnavalescos, pegando penas, plumas verdadeiras, e dizem está representando, quanta mentira! Fico doente com isso, tenham certeza, pois sou muito ligada a Crtiação, a Obra - Prima Divina, mas que nós com o tal livre-arbítrio assassinamos diariamente.
A Natureza, pede socorro, vemos nos últimos anos, queimadas em Portugal, Austrália, Floresta Amazonas e outros, ou vemos enchentes em cidades como São Paulo, e as da Grande São Paulo, ou vemos doenças que muitas vezes erradicadas como o sarampo, que retorna com força total no Brasil. Ainda temos a dengue, agora através da China, o corona vírus - http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html, enfim, temos que cuidar da Natureza, pois ela está inteiramente ligada a nós seres humanos, que somos obras semelhantes de Deus.
Então, como diz Greta Thunberg, estamos perto não mais retornar, o ápice do caos se aproxima.
Então, reflita em suas ações, em suas palavras, procure dentro da sua igreja ser ambientalista, dentro da tua casa, na escola onde estudas, enfim, mude de atitude.
Recicle, Repense, Reuse,Reaproveite, Reduza. Faça tua parte, e não mate Nascentes, não mate animais silvestres para ter nas salas prêmios, agradeça não só no dia de Ação de Graças, mas todos os dias, mesmo pelas migalhas que vão a tua mesa. Agradeça pelo lavrador humilde, que acordou antes do Sol nascer, trazer o pão à tua
mesa.
Agradeça a Deus, e reflita suas ações até na troca de suas roupas, ou de seus celulares, tudo está relacionado à Natureza. Não esqueça que teu celular mais potente, e a troca do mesmo, pode ter sido a morte de uma criança na África, e que teu jeans mais caro e rasgado, gastou litros e litros de água potável. Pense nisso.
Ofereço aos educadores do curso de Modelagem do vestuário - Etec José Rocha Mendes, aos educadores ( professores, agentes de organização e outros da escolas estaduais de SP), aos meus familiares, aos amigos, seguidores das minhas redes sociais, aos políticos que lutam verdadeiramente pelo Meio Ambiente, ao meu s amigos Jonathas Viana, Adilson Mikami, a jornalista Ananda Apple, e principalmente aos meus leitores virtuais.
Paz e bem.
Téka Castro
SP 21 de fevereiro de 2020.