Poesias, assim como crianças são dádivas de Deus.

A alquimia da vida presentes em meus atos.

"Deus tudo perdoa, o homem pode até perdoar. Mas, a mãe Natureza, jamais perdoará o que fizermos."

Textos


Férias acabando.... Ano letivo de 2020 no Brasil começando.
 
Últimos dias de férias, e me pergunto sai do meu casulo? Não! Mas, minha imaginação voou, sonhou alto, deu voltas ao mundo, na escrita da vida. 
Fiquei aqui em casa, assisti tristes notícias, vi que um ano se passou da tragédia de Brumadinho, e outras ocorreram tão rapidinho. Mas, aqui os benefícios ou as ações para que não se ocorra mais tragédias anunciadas em nossas jornadas?
É o ano letivo de 2020, chega e vemos que o ministro da educação, comunica que o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio), foi o melhor em todos os tempos, e com tantos erros que até então nem sabíamos que tinham. Claro, sabemos que tudo mudou. Então, aqui estou, novamente disposta na minha jornada integral de professora titular de cargo da disciplina de Química, e readaptada, não incostada, mas a voz se perdeu ao longo dos 32 anos de profissão.
2020, um novo conceito "inovador" para a Educação, projeto de vida, para os alunos, e para nós, nossos sonhos, nossos anseios? Também as eletivas, e as tecnologias, que os alunos, sinceramente dão de 10 a zero na gente. Claro, que temos que orientar para eles não cairem nas armadilhas das redes sociais.
Sim, o ano letivo dos professores e alunos das escolas brasileiras se aproxima, e o salário melhor, e as condições para todos os alunos, e a capacidade dos gestores no quesito humanidade, e a união de nós professores, funcionários da educação, da questão da limpeza, que não depende só da "tia" da limpeza, mas de todos nós. Em salas de aula, a colaboração dos alunos, e dos docentes, e lembrar que a Sala dos Professores é coletiva, quanto mais limpo mantivermos, o ambiente será mais saudável.
Sim, o ano se inicia, uma nova poesia para todos nós, uma esperança para o futuro do mundo, uma lição de amor, de história, filosofia, que devemos ter.
E, além de tudo não nos esquecer de sonhar, de cuidar uns dos outros, e sempre aquelas palavrinhas mágicas que nossos pais nos ensinam: Obrigado, Bom dia, ... seja obrigatório para todos. E,que todos somos capazes de "cuidar do que é de todos". 
Boas vindas, novos alunos, novos pais, novos colegas. Paz e bem.
São Paulo, 23 de Janeiro de 2020.
Aos professores da rede pública do Brasil, em especial aos docentes da Cidade e do Estado de São Paulo.
 
Téka Castro, professora e escritora.
 
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 23/01/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
e mail: alegabema@gmail.com