Em 1982, na Áustria, foi realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a primeira
Assembléia Mundial sobre o envelhecimento.
Aqui no Brasil, o dia do idoso, era comemorado em 27 de setembro, mas depois da
Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006, passou-se a ser comemorada essa data tão importante em nossas vidas, no dia Primeiro de Outubro.
Mas, questiono o que é envelhecer consciente nos dias atuais, onde já não cabe aos nossos pais, ou avós, ficarem sentados numa cadeira de balanço, vendo o tempo passar, mas a cada dia, encontram forças para dançar, cantar, atuar, escrever poesias, como no caso a poetisa Marina Lima?
Envelhecer consciente tendo e ainda cumprindo todos seus deveres, e é claro tendo garantido n direitos, é ensinar ainda e ter respeito e dar-se o respeito na família, não sendo saco de pancada de ninguém. Tendo além disso, a questão de muitas vezes, não serem jogados em asilos, ou simplesmente esquecidos. O idoso já viveu sua história, e tem a nos ensinar, como o dialogar, olhando nos olhos, o pegar a mão do outro, o de abraçar simplesmente sem dizer nada.
Hoje com tantas tecnologias por aí, nossa geração, dos cinquentões e as mais novas, então nem se fala, já desaprendemos que o escutar a voz da vovó, ou de nossos pais, parece ser problema, vivemos nas tais redes sociais, e esquecemos das pessoas mais importantes para nós.
Dia do idoso, chegando, e vejo ainda tanto desrespeito, pessoas nas filas da saúde pública, muitas vezes, morrem, por serem mal interpretadas, ou mesmo, nós filhos, netos, desrespeitamos, com a ausência de afeto nossos idosos.
Claro, sou consciente também, bem sei que muitos idosos, estão depremidos, alguns até estão no tráfico de drogas, mas a maioria dos idosos, merece minha atenção, merecem meu afeto e compreensão, pois todos nós envelhecemos, e temos que uns nos assegurar dos outros.
Temos que ter um ponto incomum: o amor maior.
Os idosos dever serem valorizados, respeitados, e gozando de saúde, na medida do possível, já que foram enradicadas muitas doenças, tendo saúde e sendo feliz, sem fuxicos, maledicências, e sim consciência de um novo tempo.
Paz e bem e parabéns por esse dia, que me desculpe os idosos evangélicos, mas primeiro de outubro, também é comemorado o dia de Santa Teresinha.
Links:
Dia do Idoso no Brasil e
História de Santa Teresinha .
Ofereço aos idosos do Grupo Viver Melhor, e dos profissionais que lá trabalham e auxiliam essa turma a viverem melhor, essa fase que muitas vezes, transforma em criança.
Teka Castro, escritora. Filha de Deonilde de Jesus, participante Associação Viver Melhor.
São Paulo, 26/09/2018.
18:09 h.