Saúde Pública
A saúde pública de nosso país, está determinantemente fracassada, hospitais públicos fechando, além de leitos,atendimentos ambulatoriais para os usuários, como no caso do Hospital Santa Marcelina, e entre outros.
No Hospital do Servidor Público Estadual, no qual pagamos, como servidores estaduais, não se consegue vaga para nenhuma especialidade, e sem contar, o IAMSPE possue algumas redes credenciadas,onde até são utilizadas, mas se os especialistas tiverem que encaminhar para algum procedimento, temos que agendar no próprio HSPE, que não é fácil, ficamos na espera.
A maioria da população sofre com isso, e no entanto vemos cada vez mais, a saúde ficar adoentada, sem condições de seguirmos em frente.
No critério da objetividade da saúde pública em nosso país, seria de atender a todos sem distinção, e de agendar em poucos meses as especialidades para o atendimento, porém vemos o que acontece na prática,muitas vezes, as pessoas morrem, e ainda assim continuam na tal lista de espera.
A minha falta de compreensão atualmente para o tratamento de nossos políticos, que também pela regra geral, são servidores públicos,mas que se ficam adoentados, vão logo para hospitais particulares, e são lá tratados, gastando o dinheiro público, e enquanto isso,a população decai numa lista de espera de quatro, cinco anos, e a doença se agrava, difícil de entender isso.
Muitos de nós estamos nesse descaso a muito e muito tempo, e entra e sai de políticos, fazendo promessas e mudando o próprio sistema, só vejo piorar a situação.
Sem contar dos medicamentos que muitas indústrias distribuem para o SUS, e são caros e a população na maioria das vezes não consegue adquirir, isso faz também com que deixemos de viver, e tentarmos sobreviver as mesquinharias desse sistema abusivo da saúde.
Vemos alguns sites que contam a
história da saúde de nosso país, e que muitos de nós não temos conhecimento. Também lamentável, os médicos que trabalham no SUS,mal observam seus pacientes, têm medo de examinarem,de fazer o simples,olhar nos olhos, saber diagnosticar. Lamentável,também saber que muitos médicos, hoje em dia nem mais atestado fornecem a pacientes que muitas vezes vão muito mal para os consultórios emergenciais, parece que só se tiver morto, dão o atestado. Isso, é decepcionante, acaba fazendo com que muitos se automediquem e destruam a si próprio.
No caso do hospital do servidor público ou
IAMSPE, vemos que para muitos dos servidores públicos estaduais do estado de São Paulo, deverasmente o caos em que se encontra. Nos desaponta muito e nos fazem nos preocupar a cada dia com nosso futuro.
Que um dia possamos ter esperança que acabe o
caos da saúde pública em nosso país, e que nossos governantes possam um dia se colocarem nas filas dos SUS.
Tereza Cristina G Castro
São Paulo, 24 de dezembro de 2017.