Noutro dia numa conversa sobre educação, família, e outros assuntos, eu e mais uma outra colega, escutamos a história de um colega coordenador de uma unidade escolar da zona sul.
Onde ele retratou a questão de que uma das professoras da escola, que é ofa, categoria eventual, faz uma atividade belíssima, e numa das aulas de história, ela quiz colocar a questão da matemática da seguinte forma, em termos estatísticos.
Onde mulheres em uma determinada época e também crianças eram vítimas dos abusos de pessoas que são superiores, no caso, eram superiores.
Uma das discentes de 10 anos, quiz desabafar, e contou a docente sua angústia. Vítima clara de estupro do padrasto e com a certeza de que a própria mãe é condizente com a situação.
Isso muito me chocou, e me permite questionar, qual é o papel dos pais, do coselheiros tutelares, dos docentes, dos policiais e enfim da sociedade em cima disso???
Fiquei pasmada ao saber que a própria mãe sabe, e nada faz, pois se deixou enamorar por um bandido, e esse abusa de suas filhas.
O que fazer??? Como agir???
Enquanto meu colega contava a história, e o fato dele ter avisado ao conselho tutelar, e a pessoa que o atendeu, disse que era obrigação da escola levar à vítima no posto e acompanhar para fazer corpo de delito. Me questionei,"isso não é tarefa do pessoa do conselho tutelar???" Fiquei indignada. Lembrei-me de minhas filhas, as que pari, e as que considero, que são muitas. Também lembrei-me do meu filho, pois não são só meninas que são estrupadas, mais de 70% de crianças e adolescentes são vítimas inocentes desses abusos.
Hoje em dia, com as famílias desestruturadas e tudo sendo permissivo, parece que é abuso os pais educarem com palmadas, eu cito aqui até a Palavra onde diz: "Que o pai que disciplina o filho na sua infância não terá vergonha em sua velhice." Sem contar que hoje os valores se perderam por completo. E, as tradições paracem coisas de um passado muito distante.
Penso não só em vítimas brasileiras, paulistanas, mas nas crianças e adolecentes vítimas das guerras, onde os soldados abusam sem dó e nem piedade.
Ou seja até quando veremos essa terrível situação.
E, eu ainda questiono aqui as autoridades, qual de verdade a função e atuação do conselho tutelar em nossa cidade, em nosso país???
Dados pesquisados:
Índices de estrupo
e
Educação disciplinar dos filhos
São Paulo, 15 de Abril de 2017.
Oferto as vítimas de estrupo do nosso país, e do mundo.