A alquimia da vida presentes em meus atos.
"Deus tudo perdoa, o homem pode até perdoar. Mas, a mãe Natureza, jamais perdoará o que fizermos."
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Poesias, assim como crianças são dádivas de Deus.
Proposta pedagógica
Proposta pedagógica para coordenação




Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro



Formada: em Química.
Pós - graduada em psicopedagogia.
Escritora profissional.




2015






Elaborar uma proposta pedagógica, é algo que transforma todo e qualquer educador. A educação é a chave mestra para realização de grandes feitos. Valorizar o educando e o docente que o ensina é algo que o professor coordenador deve fazer cotidianamente.
A proposta de incentivar ao protagonismo infanto-juvenil, ou do adolescente é algo que temos que proporcionar, e de maneira geral incentivar a sua participação nas questões políticas, ambientais e sociais. Saber valorizar o ser humano como um todo e suas diferenças. Estimular a criação de grêmio estudantil e outras atividades culturais.
Entender reflexivamente que as crianças passam por algumas dificuldades de aprendizagem, e quando as crianças tiveram laudos com transtornos, como déficit de atenção, propor uma atividade diferenciada e avaliar também de modo diferenciado.
Compreender que existem várias habilidades e consequentemente várias competências, segundo Perrenoud: “Uma competência orquestra um conjunto de esquemas.” E, este conceito pode variar de autor para autor.
Além disso, uma proposta de trabalho pedagógico deve ter acima de tudo valores como respeito mútuo em primeiro lugar, ninguém é melhor que ninguém, e que estamos juntos no mesmo caminhar.
Quando necessário a intervenção pedagógica o diálogo é a melhor solução, e dentro das leis cabíveis intervir para progredir no processo ensino – aprendizagem. Procurar soluções viáveis a curto, médio e longo prazo, sem contar que o coordenador é um articulador das engrenagens da Educação, está entre a direção, professores, alunos, pais e comunidade em geral.
Procurar ao longo do tempo conhecer os índices que mensuram a educação e desenvolver gráficos, e outros para ser tratados também em ATPCs.
Sem mais, para o momento:
Tereza Cristina G Castro
São Paulo, 12 de fevereiro de 2015.
Bibliografia; Gente que educa - Habilidades e competências Perrenoud.
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 12/02/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários