Preparar uma aula sobre astronomia.
Como iniciá-la, senão buscar a observação do Céu, suas modificações diárias, o brilhar das estrelas?
Claro, que em São Paulo, o acinzentado do Céu não nos permite coerentemente observarmos com atenção a criação do Universo, que pode ser ousada nos versos de um poeta.
Até mesmo em desenhos infantis, podemos verifiacar os sonhos, de se roubar a Lua ( satélite natural do Planeta Azul) - Filme Meu Malvado Favorito, quantos de nós gostaríamos de pegá-la e poder ter maior contato com a mesma.
Além disso, podemos demonstrar que agora na primavera, os dias começam aclarearem mais cedo e a escurecer um pouco mais tarde.
Podemos além de tudo, demonstrar com fotos o céu dos de quando os pais eram pequenos ou de onde moravam, com o céu de agora.
Falarmos de satélites,lixos que são lançados no espaço sideral e compararmos com o lixo que já produzimos aqui na Terra.
Falarmos de chuva de meteoros, da extinção dos dinossauros, e além de tudo, para aqueles que moram em São paulo,levá-los aos museus científicos e ao observatório do Parque Ibirapuera.
Assim,a aula será mais poética, interdisciplinar e além de tudo podemos terminarcom jovens escrevendo sobre as estrelas,a Lua e os Planetas que nos envolvem.
Ah. Um outro ponto importante, é falar sobre a influência da Lua nas marés, nas Plantações e compararmos com as Mitologias existentes.
Isso também faz parte das Ciências, da coerência de existir e de Deus.
Professora e escritora Tereza Cristina G Castro,formada em Química, professora titular da EE Professor Doutor Lauro Pereira Travassos - Sul 1.
Curso Melhor Gestão e Melhor Ensino - Curso 3. No mímino 4 aulas para esta aula.
Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 14/10/2013
Alterado em 14/10/2013