Melhor Gestão e Melhor Ensino
Atualmente no mundo digitalizado,globalizado,estamos nos envolvendo mais com competências leitoras e escritoras.
Na área de Ciências da Natureza traz um cotidiano e uma vasta informação tecnológica e social.
Pois as Ciências que outrora tinha um certo tempo para o mundo saber todas as informações,hoje é a base de milésimos de segundos.
O que se descobre na Rússia, daqui em minutos está sendo noticiado, por via internet aqui no Brasil,e vice-versa.
Temos um campo vasto,e eu como educadora da área,não consigo entender o por que a SEE/SP traz a questão do uso do caderno do aluno nessa área, já que as informações são diferenciadas a cada novo dia?!!!
Bem, não sou contra a metodologia em espiral, que é a proposta da SEE,mas contra a apostila, pois desde que foi lançada não apresentou mudanças.
Uma das coisas que eu gostei fora do Jornal Pedagógico, que foi lançado anos atrás,pelo menos em Química trazia a descoberta do petróleo em Campos. Era algo mais atualizado.
Sei que eu como docente da área também devo melhorar em muito,na informatização das Ciências no sentido: Social,Tecnológico,Ambiental, e procurar com os meus alunos uma proposta única que os auxiliem não só nas avaliações externas fornecidas pelo Governo,como o SARESP, que embora muitas vezes,fui contra,hoje tenho uma nova visão sobre o mesmo, o ENEM, e o próprio vestibular de algumas universidades que ainda cobram questões de Prpopriedades Coligativas, Cálculos Estequiométricos, Gases, entre outros conteúdos da área de Química,que me perdoem,com 2 aulas semanais, não dá para passar todo conteúdo,mal dá para as questões da apostila( caderno do aluno ),imagina para o resto! Neste aspecto de vivência,compromisso e dedicação, sim devo melhorar.
Mas, vamos levar em conta o básico, que são as tais competências leitoras e escritoras, afinal o que queremos de nossos alunos? Será que o queremos críticos, ou estamos acima de tudo os manipulando como nossos governantes desejam???
Faço minhas reflexões continuamente, e fico muitas vezes num impasse, acredito que a maioria de professores,que pensam um pouco como eu, dar liberdade ao aluno sem libertinagem,e com respeito,não impondo o medo pelo poder,como vejo acontecer com alguns profissionais.
Temos, que modificar, e é agora.
Passar nossos conhecimentos aos alunos,visando principalmente os valores éticos familiares e sociais,pois a família é o núcleo da sociedade, e nós educadores passamos os conhecimentos para os alunos com dignidade,respeito e acima de tudo amor à nossa profissão.
Nesse curso que estou Melhor Gestão e Melhor Ensino, vejo isso com muito afinco,nos fóruns que participo, nas respostas que me são enviadas pela minha tutora Adriana Moellman, e é claro no meu dia a dia como docente há 25 anos.
Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro - Téka Castro -
Escritora e educadora formada em Química, pela Universidade Ibirapuera, pós graduada em Psicopedagogia, pela Ibirapuera. Professora Titular de Química - EE Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos - Sul 1.
Desde 1988.
Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 26/09/2013
Alterado em 26/09/2013