A alquimia da vida presentes em meus atos.
"Deus tudo perdoa, o homem pode até perdoar. Mas, a mãe Natureza, jamais perdoará o que fizermos."
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Poesias, assim como crianças são dádivas de Deus.
Baseada no livro de Claudius Ceccon, Miguel Darcy de Oliveira e Darcy de Oliveira - " A vida na escola e a escola da vida."
O livro dos autores acima citados, corresponde a frágil educação que ultimamente nossas crianças têm, e recomendo o livro aos estudantes-professores, pedagogos, psicológos e autoridades em educação, especialmente.
Abrange o livro muitas opiniões e dúvidas as quais a maioria de estudantes e pais, possuem, mas que por falta de coragem ou até mesmo compreensão se "afastam " do assunto.
Lendo o livro, me coloquei em situações, como: Pai (pobre e rico), e como professora (tanto da classe máedia-alta, como da classe menos previlegiada).Observei em diferentes faces o quanto é importante a Sociedade, a engrenagem chamada Sociedade.Pois ela é o princípio de tudo, e a mudança de tudo, também.
Observei que para nos darmos bem na escola, devemosnos confraternizar com a escola da vida, pois esta é a grande Mestra que nos aplica lições todos os dias, todas as horas.
É de grande importância a nós, como futuros educadores, como autoridades, que compreendamos vários aspectos que são importantes, como por exemplo: De quem é a culpa? (Uma pergunta que o livro nos mostra,onde a culpa é sempre dos alunos e dos pais). Assim, a culpa não seria só dos professores, das crianças, ou dos pais, mas sim de todos, enfim do sistema em que vivemos.As classes baixas que moram à beira de córregos, rios poluídos e lixões, que vivem a mercês de ratos e várias doenças, como poderão suas crianças aprenderem alguma coisa??A higiena também faz parte da Educação.
Ou então,como poderemos nós professores exigirmos do aluno todas as tarefas escolares, se falta-lhes tempo para cumprí-las?Lembrem-se que necessitam ajudar seus pais. E em geral pessoas de classes baixas têm grandes quantidades de filhos, e precisam das crianças maiores, já em faixa etária escolar, para trabalharem e ajudarem seus pais.
Há também o outro lado da educação: A criança da classe média-alta, desenvolve sua intelectualidade sem precisar dispor de seu tempo para a luta diária, o trabalho.
Mas, não são aprimoradas para fazerem o desenvolvimento mais prático, onde operariam com valores chamados: Humanos.
Uma parte que me interessou no livro e acho multíssimo importante, é a pergunta que os autores fazem: Por que é que os que precisam têm piores escolas? Adapta-se muito no que citei acima. Resumindo: Por causa da Sociedade que exerce muita influência em muitos diretores e professores.
Infelizmente, as pessoas aindaestão sem coragem de criticar a política sócio-econômica que vivemos, e que é a base da Sociedade Brasileira.
Mas, já há pessoas que assumam certos grupos que reagem contra este sistema, se unindo para um favorecimento geral de Educação e outras questões referentes a Vida.
O importante é deixarmos as coisas mudadrem cada vez mais, para melhor, é claro!
A criança de hoje necessita ser educado, ela ainda será o nosso amanhã.


São Paulo, 20 de Setembro de 1987 - Escrita em um manuscrito que assinava como Rosa Branca.
Ofereço este artigo a professora Maria Dirce ( Disciplina de Didática - Faculdades Integradas Ibirapuera - atual Universidade Ibirapuera) e aos colegas que conheci dentro da educação, em especial algumas pessoas formidáveis: Maria Neusa ( Ex -Diretora do Euzébio) Débora Misael Camargo, Alvira Soares, Isaura, Maria Aparecida(Irmã da Isaura), Gláucia(professora de Artes do Lauro-1996/1997),Maria Aparecida Lopes, Marluce Dutra, Érika(ex-diretora Simioni),Artur (Professor de História),e outros.
São Paulo, 27 de outubro de 2012.
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 27/10/2012
Alterado em 18/02/2015
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários