Nos Bastidores da Educação
Aos professores e funcionários da EE Professor Doutor Lauro Pereira Travassos. As Diretorias de Diadema e SUL 1.Aos grandes mestres de minha vida: Meus pais.E todos meus professores do Jardim da Infância até Universidade. Aos meus alunos de ontem, hoje e sempre.In memorian Professora Irene(História).
Educação uma mentira!
Uma inverdade que engolimos a seco.
O vínculo salarial, a desvalorização, os colegas que assumiram outros cargos, uma direção com falhas.
E, somente a culpa cai nos "canalhas" dos professores,
Que com suas dores, seus dissabores, assumem salas hiper lotadas, crianças-adolescentes,com indelicadezas, entre outras coisas.(Claro que temos exceções, como os poetas Marinaldo, Kiddo(Alexander),Paty, Maris...)
A vida que o professor leva, é um ser humano como qualquer outro, comete lá seus enganos, é o pior deles é ministrar aulas às paredes, ver seus alunos ao celular, ou a enfrentar sem razão, acaba com qualquer tesão do educador-professor.
Os pedagogos teóricos, sem sairem de suas cadeiras, dizem tantas asneiras, que jamais foram numa sala de aula concretamente.
Suas mentes são previlegiadas, seus salários idem,mas sua vivência, coitados, são pobres, pois não aprenderam a dialogar com seus alunos que muitas vezes querem sair das drogas, com meninas que tem dúvidas sobre a questão sexual, ou outros detalhes que somente o dia a dia, nos ensina( a nós professores que amamos está em sala,e que enfrentamos tantos absurdos da mídia, dos governos. Como diria Roberto Carlos:"Eles estão surdos!").
Enfim, os professores que se apoderam de uma coordenação, uma vice-direção, ou até de uma direção, sem contar outros cargos, se esquecem o que já foram: como eventuais(substitutos),professores OFAS e /ou efetivos, e se acham num patamar que jamais irão cair.
A vida é cheia de altos e baixos.
Além do mais, a escola atual, coloca inspetores que não tem muito estudo,não são dignos de estarem ali, apenas procuram colocar ausências aos docentes,mas agir com cooperativismo jamais.Isso me indigna demais, e observo que a culpa novamente recai sobre nós, professores. Até quando enfrentaremos tantos dissabores?
Outro dia ouvi uma inspetora dizer que não era babá, será que eu com anos e anos de estudo,sou?
Senhor,governador, por favor,coloque profissionais (agentes, inspetores...) mais dignos nas escolas.
A educação, não é só doação:Bolsa escola,livros,leite,uniforme,paternalismo barato para a eleição, e sim o passar conhecimentos, o verificar aptidões.
Afinal,o projeto-educacional se perdeu ao longo dos anos,e os pais também culpam os professores de tudo, mas não instruem seus filhos para as coisas do mundo.
Estou cheia!
E, como escritora desabafo nesse traço onde procuro soluções.Estou cansada,desvalorizada,mal paga, e doente física e mentalmente, somatizo em meu corpo o estresse diáro, e assumo meus erros, mas não desvaneio, pois tudo que escrevi aqui é justo e sincero, quero ver algo melhor dentro da educação, da profissão que escolhi, sem ter a mídia para só criticar e ser feliz.
Teka Mendes Castro
Enviado por Teka Mendes Castro em 21/07/2010