Poesias, assim como crianças são dádivas de Deus.

A alquimia da vida presentes em meus atos.

"Deus tudo perdoa, o homem pode até perdoar. Mas, a mãe Natureza, jamais perdoará o que fizermos."

Textos


No Brasil ouvimos falar da febre amarela, por volta de 1685 a 1692, quando houveram casos em Pernambuco e na Bahia.
Os anos foram passando e a população brasileira se miscigenando, além de começarem a invasão as florestas e rios das regiões do Brasil, outras doenças surgiram e há um pouco mais de cem anos, surgiu no Rio de Janeiro, um médico sanitarista e biólogo: Oswaldo Cruz, que além da proliferação da febre amarela, viu outra doenças surgirem e então houve vacinação para o povo, porém muitos populares se revoltaram pois não queriam que fosse obrigatória a vacinação. E, pelo meu entendimento não muito acadêmico, as doenças começaram a proferar devido a questão da falta de educação ambiental, urbanização, cidadania, e isso não está diferente não do que vemos hoje em dia.
Só que a população contrária a época de Oswaldo Cruz, se revolta por não acharem a vacina nos postos de saúde, e acabam maltratando aos funcionários que ali estão para seu trabalho diário.
Outro fator que levou a proliferação da febre amarela, é de que nós seres humanos, estamos invadido espaços que não é nosso.
Estamos invadindo para construções de nossas casas lugares onde ainda é mata, onde ainda têm florestas, e com isso não queremos ficar doentes? Ou não queremos que os animais "invadam" nossas casa, se nós somos os invasores implacáveis e matamos a toda criação divina?
Bem, é difícil entender, mas não deixo de dizer ou melhor escrever que a febre amarela se dá também por nossa culpa, não se têm mais córregos limpos, e com isso não há mais girinos, que se transformará em sapos, e esses seres comem mosquistos, e com isso cresce a população desses insetos tão pequenos, mas que transmitem tantas doenças.
Sem contar que nós fazemos coisas piores, somos seres impensantes, e pedimos a Deus misericórdia, como?
Vemos nos noticiários que macacos estão sendo envenenados, caçados, enquanto eles são tão vítimas quanto nós seres humanos.
Então, para dizer a real, que sejamos perfeitos como cidadãos,respeitando a natureza e tudo que nela lá, com isso tenha certeza, a febre amarela e outras doenças irão novamente irradicar.

 



 
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 24/01/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
e mail: alegabema@gmail.com